segunda-feira, 5 de julho de 2010

A infância vista pelo brinquedo

Os restos são aquelas coisas que ficam rodando a cabeça da gente, pedindo palavras.
Veja bem, no último final de semana fui com meus netos assistir ao filme: Toy story 3. Pra minha surpresa, quem ficou mais emocionada fui eu. O filme trata de um tema superinteressante: a perda da infância, mostrada pela via dos brinquedos que, no filme, tem vida. Vai embora a infância e com ela a nossa relação com o brinquedo, espaço em que a imaginação vira fato; a fantasia tem força de realidade.
Freud diz que a escritura tem a mesma origem. Ela é a nossa criança que insiste em fantasiar. Agora, sem o apoio concreto do brinquedo, brincamos com letras. que bom que persiste a mentira-verdade de nossa imaginação. Felizmente!

Um comentário:

  1. Voce me deu vontade de ver esse filme, uma pela leitura que fez dele, dois pela ideia de mentira_verdade da nossa imaginaçao

    ResponderExcluir