terça-feira, 13 de julho de 2010

A linda flor do deserto

Faço minhas as palavras do Sebastião, amigo querido, sobre A flor do deserto e a atriz Liya Kebede interpretando Waris Dirie:
"O filme ainda tá reverberando ( gosto desta palavra). Achei bonito, sensível, apesar do tema pesado, cenas fortes e alguns lugares comuns. A atriz, belíssima. Tudo gira em torno dela e sua beleza, vinda do deserto, da dor, das perdas. E lida com a beleza, sempre. Limpando, cuidando, pastoreando, fugindo, desfilando, fotografando, se expondo. Beleza que se mostra o tempo todo."

Direito de posse

Milenarmente pode-se constatar que os homens querem o direito de propriedade das mulheres. Querem uma garantia que a mulher não vai desejar, não irá olhar pra nada nem ninguém além deles mesmos.
Para isso, podem recorrer a estratégias macabras, entre elas a que é praticada em alguns paises africanos: a infibulação da mulher - retirada do clitóris e dos labios vaginais com costura posterior, que só vai ser rompida pelo futuro proprietário/marido, garantindo assim a fidelidade da mulher. Essa é a historia contada no filme Flor do deserto, baseada na vida da modelo Waris Dirie.
E na cultura ocidental, estamos livres disso? Assassinatos de mulheres, frequentemente anunciados pela mídia, mostram que não. Também por aqui os homens julgam ter o direito de propriedade das mulheres...